11/05/2014

Convergência

A palavra “entriangular” é um pouco estranha, confesso. Mas tinha que o ser, para servir de título a este blog. A ideia surgiu de uma convergência curiosa: vontade de escrever com regularidade, vontade de ter um blog de escrita e vontade de ter um projecto de escrita conjunta.

A certa altura lembrei-me das duas pessoas ideais com quem formar um trio de escrita: a Beky e a Alice. A minha amiga louca de Letras e a minha amiga louca de Artes, como carinhosamente lhes chamo (e não há muito tempo apercebi-me que se calhar sou o amigo louco de Ciências delas as duas).

Convidei-as e nenhuma hesitou! A minha ideia inicial tinha sido a de escrevermos diferentes versões/interpretações das mesmas histórias, dando três perspectivas completamente distintas (ou não) da mesma ideia base. Cada um de nós é apaixonado pela sua área, mas temos em comum a escrita e a leitura, e todos temos uma curiosidade que atravessa vários assuntos.

Isto era o ideal. Mentes diferentes, que têm que pensar de formas radicalmente diferentes, mas com pontos em comum. Ainda por cima todos ligeiramente... excêntricos, digamos assim. O que é que se podia pedir mais?

Tempo. Por vários motivos. Nenhum dos três tem uma quantidade razoável de tempo livre. Acho que falo pelo trio, quando digo que o tempo que gastamos a escrever por prazer é tempo roubado. É por isso que este projecto tem andado lentamente.

Mas ainda bem! O lento andamento permitiu uma evolução do conceito inicial: este blog é oficialmente experimental, desafiante, esquizofrénico, tripartido, unificado e certamente um pouco estranho. Tudo pode acontecer. A qualquer altura um pode lembrar-se de desafiar o outro para escrever algo com uns certos constrangimentos. Ou outra coisa qualquer.

Podem-se explorar outros textos, textos uns dos outros, fotos, vídeos, acontecimentos, de tudo um pouco. Ou pode simplesmente apetecer-nos escrever qualquer coisa, e outro de nós vê isso publicado e tem uma ideia e continua o texto. Ou prefacia-o. Ou inverte-o.

O objectivo agora é apenas este: escrever. Motivamo-nos mutuamente, e obrigamo-nos a escrever. E acho que rapidamente vamos entrar num ciclo vicioso... Quantos mais textos formos escrevendo e publicando aqui, mais vamos querer escrever, seja para melhorar, para responder a um desafio, para propôr um, ou simplesmente por estarmos a gostar de ver os nossos escritos no blog.

Seja como for, a experiência vai ser fantástica. Pessoalmente, mal posso esperar. Espero que desse lado também haja alguém a fazer-nos companhia, a gostar e a comentar. Conhecendo as minhas amigas loucas como as conheço, só vamos considerar que o projecto tem sucesso depois de chocarmos algumas pessoas, enraivecermos outras tantas, libertarmos mentalidades e ajudarmos pelo menos uma pessoa a questionar a realidade.

Por agora, sejam bem vindos!

2 comentários:

Morrighan disse...

Viva!

Não vou ler os textos todos hoje, não tenho tempo, mas do pouco que vi do blogue parece-me uma ideia muito interessante.

Desejo-vos a maior sorte e que se divirtam a fazer o que mais gostam :)

Rui Bastos disse...

Boas!

Muito obrigado. Acompanha e comenta ;)